O início de tudo
Para começar precisamos explicar porque África? Dentre tantos continentes porque logo a África? Pelo simples motivo que a África foi o início de tudo, o berço da humanidade. No continente Africano é onde foram achados os vestígios do primeiro homem da história. Esse blog tem como objetivo mostrar o continente que ninguém conhece profundamente e desmistificar o conceito que a África só tem miséria, pobreza, tristeza etc.
O continente Africano é um misto de culturas, credos, crenças, raças, curiosidades etc. Este povo ainda está diretamente ligado com a colonização do Brasil. A mão de obra escrava utilizada aqui por muito tempo fez com que a cultura Africana criasse raízes no Brasil. A capoeira, o samba, o candomblé, são algumas das expressões culturais deixadas pelos escravos no nosso país.
O continente africano foi ainda de grande influência para o Brasil, e principalmente para a Bahia. Dentre os costumes comuns entre Bahia e África está a celebração das festas do Senhor do Bonfim e de Cosme e Damião. O acarajé, quitutes típicos da culinária baiana, foi herança dos povos africanos denominados como Beninenses. Alguns africanos que trabalharam no Recôncavo baiano voltaram ao seu continente levando a arquitetura portuguesa com eles.
Apesar de a África contribuir com grande parte da nossa cultura, rastros da escravidão naquele tempo foram herdados juntamente. Podemos perceber que o negro sofre dificuldade no que se refere à procura de trabalho, aceitação em escolas, e a aceitação da sociedade em geral. Por muitos o negro ainda é visto como um ser inferior, mas nem por todos isso passa despercebido.
Para tentar acabar com o preconceito e fazer com que todos reconheçam melhor suas origens o congresso nacional sancionou a lei 10. 639/2003 dizendo que: nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Essa lei tem o objetivo de dar a todos inclusive nós donos desse blog uma chance de conhecer melhor a verdadeira África.
0 comentários:
Postar um comentário