My playlist

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Entrevistamos a farmacêutica Natália Ferreira para sabermos o que ela pensa sobre África! Veja a baixo a entrevista.


Repórter: Você acredita que o primeiro hommo sapiens nasceu na África? Explique.

Natália : Sabe-se da teoria da Pangeia, onde o planeta era apenas um continente e a partir da deriva continental deu origem aos continentes atuais. Também já ficou comprovado a existência dos fósseis mais antigos do mundo no continente africano. Assim, até que se prove o contrário, acredito que a África seja o berço dos primeiros ancestrais humanos.

Repórter : A senhora  acha que se a África não tivesse sido colonizada e explorada pelos Europeus, ela seria uma potência mundial?

Natália: Assim como o Brasil, a África teve uma colonização por explorações. Embora seja o continente mais pobre do mundo (estima-se que quase 800 milhões de africanos vivem com menos de 1 dólar por dia) há países e regiões prósperas. A África do Sul, por exemplo, produz um quinto das riquezas do continente graças à exportação de ouro, ferro, diamante e carvão, além de realizar grandes investimentos em seu parque industrial. Líbia, Argélia e Egito se destacavam pela exploração de petróleo e gás natural, produtos cuja cotação em toda cadeia produtiva do planeta. Há também uma das faixas de terra mais férteis do globo, localizada nas margens do rio Nilo. No entanto, eu diria que a África se não sofresse uma colonização por exploração poderia ser uma grande nação, mas devido à politica corrupta e guerras civis, que também fazem parte da sociedade africana, eu teria receio em apostar um papel de potência mundial para esse continente.

Repórter: É possível os africanos terem aprimorado agricultura brasileira por já terem conhecimento sobre o assunto?
Natália: Como se trata de uma comunidade antiga que dominava técnicas rudimentares de agricultura, poderíamos dizer, que ao vir escravizados os africanos contribuíram para o desenvolvimento da cultura brasileira, que se formou após a colonização.

Reporter: Você acha que o clima africano pode influenciar na alta mortalidade infantil?
Natália:  A África apresenta, por sua grande extensão territorial, regiões variadas: desérticas, savanas, florestas. Seu clima assim, como sua vegetação, também é variado. Esse fatores influenciam a transmissão de algumas doenças que levam à morte de crianças, mas nada se compara ao completo desamparo do governo, às guerras civis e conflitos etino-religiosos que são prioridade para os governos, deixando de lado problemas como a desnutrição, malária e o mal que atinge adultos e crianças: a AIDS. São esses fatores que de fato elevam a taxa de mortalidade.

Reporter:  Na sua opinião o solo africano dificulta a agricultura de subsistência?

Natália: Como já foi dito antes, a África conta com uma região perto do rio Nilo que é uma das mais férteis do mundo. Assim, podemos dizer que falta investimento do governo nas possíveis regiões agrícolas, que aumentou a produtividade dos solos, favorecendo não só a agricultura de subsistência, mas a todo o processo agrícola.

0 comentários:

Postar um comentário