My playlist

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Animais das Savanas africanas



Zebras
As zebras habitam uma grande região, que vai da zona central do continente africano até ao extremo Sul do mesmo.
Juntamente com o gnu, é dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras que durante dezenas de anos martirizaram esta zona conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.




Leões
O Leão (Panthera leo) é um grande felino, originalmente encontrado na Europa, Ásia e África. Tais felinos possuem coloração variável, entre o amarelo-claro e o castanho-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um “monte” de pêlos negros (que encobrem um esporão duro, para espantar moscas) e machos com uma longa juba.
Os leões vivem especialmente nas savanas, onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras e javalis; entretanto um grupo pode abater um elefante que esteja só. Também é frequente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças.


Girafas
As girafas podem ser encontradas em todo o território do Centro e do Sul do continente africano.
Gosta de viver nas estepes e savanas, em amplos espaços, onde pode usar a sua maior arma, a velocidade. Para se defender só pode dar coices que, apesar de serem mortais se acertarem em alguém ou algum animal, são difíceis de aplicar quando corre em confusão.
O fato de ter de se agachar para conseguir beber água, faz com que a girafa seja extremamente vulnerável nessa altura e então os seus predadores, os leões, não perdem a oportunidade. Por esse motivo, as girafas vivem em grupos familiares que podem ter até 10 elementos e, destes, um dos adultos está sempre alerta enquanto os outros descansam, bebem água ou se alimentam, e estes animais têm um olfato e visão dignos do seu tamanho.








Elefantes
O elefante africano macho é atualmente o maior animal terrestre, podendo atingir 3,5 metros de altura e 5,5 toneladas de peso. A sua pele é tão dura que resiste praticamente a quaisquer garras. A fêmea tem uma gestação de 22 meses. A cria, porém, é muito vulnerável e a mãe, com a ajuda dos outros membros da manada, protegem a cria, investindo contra qualquer animal que ameace incomodar. Encontra-se em África, na Ásia tropical e no arquipélago de Sunda. As suas defesas, que chegam a pesar 100 quilos, fornecem todo o marfim, principais motivo da sua caça, que é objeto de comércio e é manufaturado, especialmente na China e no Japão. É herbívoro, de uma cor castanha acinzentada, e vive em grandes manadas. Animal facilmente domesticável, principalmente o da Ásia (que tem as orelhas menores) é, mercê da sua inteligência e força, utilíssimo em transportes em zonas inacessíveis.





0 comentários:

Postar um comentário